4 tipos de agni: como você está digerindo?

>> Tempo de leitura desse artigo: 2 min

O que é agni?

Para o Ayurveda, não basta a gente somente comer e pronto. A digestão precisa ser percebida diariamente por nós e pode acontecer de diversas formas. Você também pode digerir e eliminar de diferentes formas. Esse artigo vai te ajudar a entender um pouco sobre o seu agni, o nosso fogo digestivo ou nossa atividade digestiva.

A palavra agni significa fogo e está relacionada com o processo de digestão dos alimentos no nosso corpo. A nossa digestão é influenciada pela condição dos doshas (vata, pitta e kapha).

Quando os doshas estão em equilíbrio, a digestão do alimento é perfeita, normal. Mas quando os doshas estão em desequilíbrio (aumentados), eles produzem suas próprias alterações na digestão dos alimentos.

Tipos de agni

Os tipos de atividade digestiva (agni bheda) são produzidos a partir dos doshas e são classificados em quatro tipos:

  • Vishmagni
  • Tiksnagni
  • Mandagni
  • Samagni

Características dos tipos de agni

Cada um dos quatro tipos de agni possui suas características próprias, conforme a influência dos doshas:

VISHAMAGNIOcorre quando o dosha vata está em desequilíbrio. A digestão é irregular, instável, diferente a cada momento e acompanhada de flatulência etc. A pessoa tem, às vezes, apetite elevado e, em outras, apetite baixo.
TIKSNAGNIOcorre quando o dosha pitta está em desequilíbrio. A digestão é muito intensa, o alimento é digerido muito rápido, há sensação de queimação, sede etc. durante a digestão. A pessoa tem grande poder de digestão e apetite.
MANDAGNIOcorre quando o dosha kapha está em desequilíbrio. A digestão é muito lenta, pobre, inadequada, mesmo pequenas quantidades de alimentos levam muito tempo para serem digeridas e há sensação de peso no abdome, preguiça etc. durante a digestão. A pessoa tem baixo poder de digestão e apetite.
SAMAGNIOcorre quando os doshas estão em equilíbrio, a digestão é normal. A pessoa terá apetite e poder de digestão adequados.

Como você pode perceber, o sama agni é considerado o estado normal, em equilíbrio.

Os outros três são considerados estados em desequilíbrio. Estes dão origem a muitas doenças de acordo com os doshas que as causaram.

Tipos de trato digestivo

Os tipos de trato digestivo (kostha bheda) nos diz como o nosso intestino funciona. Eles pode ser de três tipos:

KROORA KOSHTAO trato alimentar é difícil, preso.
MRUDU KOSHTAO trato alimentar é solto, mole.
MADHYA KOSHTAO trato alimentar é moderado.

Características dos tipos de trato digesitvo

Os doshas influenciam nosso trato digestivo. Então, podemos dizer que:

KROORA KOSHTA Com a predominância do dosha vata, o movimento intestinal é difícil. As fezes são duras, eliminadas com dificuldade, sem regularidade, nem todos os dias. A pessoa demora muito para digerir.
MRUDU KOSHTA Com predominância do dosha pitta, o intestino é solto. As fezes são líquidas ou semissólidas, eliminadas mais de uma vez ao dia, até mesmo a ingestão de leite produz purgação. a pessoa digere muito rápido.
MADHYA KOSHTA Com predominância do dosha kapha, o movimento intestinal é moderado. As fezes não são duras nem líquidas, são eliminadas sem dificuldades, uma vez ao dia, regularmente. A pessoa digere adequadamente.

Quando todos os doshas estão em equilíbrio, as fezes são eliminadas como as do dosha kapha.

Esta é a condição ideal que não origina nenhuma doença, enquanto as duas primeiras condições, vata e pitta, são anormais e prejudicam a saúde.

Ainda temos muito que falar sobre agni, mas por enquanto paramos por aqui, que é uma breve introdução sobre essa tema fundamental para o entendimento do Ayurveda. Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido!