Hábitos e rotinas: aprenda a organizar a sua vida.

Tempo de leitura desse artigo: 3 min

O que é um hábito e uma rotina?

O hábito é aquilo que você faz com frequência, regularmente e repetidas vezes, muitas vezes inconscientemente. A rotina é a maneira com que fazemos as coisas, em uma ordem específica ou em uma sequência de ações, de forma regular.

Uma rotina é composta de vários hábitos, e como a rotina é feita de hábitos, adaptar sua rotina é a melhor forma de criar hábitos novos.

Antes de prosseguir, eu quero que você faça as seguintes perguntas para você:

  1. Quantos hábitos existem na minha rotina matinal?
  2. E na minha rotina de trabalho?
  3. Como é a minha rotina para manter minha casa organizada?
  4. E ao dormir, minha rotina possui quantos hábitos?

A rotina é a forma perfeita para automatizar os hábitos, mas qualquer mudança na rotina pode impactar na execução de um dos hábitos dessa rotina.

Por exemplo, digamos que eu corra sessenta minutos todos os dias de manhã, mas durante um mês inteiro eu tive que fazer um projeto de trabalho intenso onde eu precisei focar nele das 7h às 18h. A migração da minha corrida para o período da noite, onde nesse horário eu estava cansada, me fez não correr, atrapalhando minha atividade física diária.

O que eu deveria ter feito para manter esse hábito que estava sendo perdido pela minha mudança de rotina?

Eu deveria chegar em casa à noite e correr pelo menos dez minutos. Isso com certeza faria meu cérebro entender que aquele hábito de correr não era algo ruim, que era algo fácil que eu poderia continuar fazendo.

Se eu não fizesse dessa forma, ficar parada um mês, comprometeria até meu retorno para correr de manhã após esse mês de trabalho intenso. Ou seja, os dez minutos diários à noite manteria minha constância e ajudaria a manter meu hábito, mesmo tendo mudado minha rotina.

Você percebe a importância de mantermos hábitos e rotinas nas nossas vidas?

As rotinas e os hábitos nos ajudam, mas tome cuidado, pois se forem usados da forma errada podem nos atrapalhar e muito!

Como as rotinas são criadas?

Vimos o que são hábitos, o que são rotinas, mas como essas rotinas são criadas? Para entender isso, vamos utilizar um classificação da rotina considerando dois conceitos fundamentais: o tempo e o espaço.

Mas antes eu quero te perguntar: você já ouviu falar em Ayurveda?

Ayurveda é uma ciência milenar indiana que diz que se nos mantivermos em movimento durante todo o tempo da nossa vida isso reduzirá a probabilidade de desenvolvermos uma doença, seja essa na mente ou no corpo. O movimento é essa união do tempo e do espaço, então, se a gente compreender o tempo, gerir o tempo e fizer bom uso do tempo, nós vamos conseguir ter uma vida longa e feliz.

Esse movimento, essa dança entre o tempo e o espaço, é o que você precisa entender para criar nossos hábitos e rotinas. Vamos ver então algumas divisões da rotina considerando o tempo e o espaço?

Rotina e Hábitos X Tempo

  • Rotina diurna – acordar, meditar, fazer exercício, tomar banho, tomar café da manhã.
  • Rotina noturna – tomar banho, jantar, se preparar para dormir.
  • Rotina sazonal – coisas específicas que devemos fazer em cada estação e entre elas.

Rotina e Hábitos X Espaço

  • Casa – organização dos cômodos, otimização de locais para dormir, trabalhar, estudar e cozinhar.
  • Trabalho – organização da sua estação de trabalho, computador, documentos, agenda.
  • Estudo – organização da sua mesa de estudo, livros, arquivos, resumos e anotações.
  • Cozinha – organização da sua geladeira, gavetas, armários.

Então…

Toda rotina possui uma relação com o tempo e com o espaço. Essa forma de observar a rotina é uma boa dica para criarmos divisões na nossa cabeça que vão facilitar a nossa organização diária. Essa organização fará com você consiga consiga priorizar, otimizar e potencializar o seu dia a dia e a sua vida.

Para saber mais!

Assista os vídeos abaixo e se inscreva no meu canal do Youtube clicando aqui. Deixe seu comentário e até a próxima! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Conteúdo protegido!
× Como posso te ajudar?