Os oito ramos
O Ayurveda possui oito ramos onde são descritos os tratamentos das doenças. De acordo com o Ashtanga Hridayam, são eles:
- Kaya
- Bala
- Graha
- Urdhvanga
- Satya
- Damstra
- Jara
- Vrushya
Antes eu quero que você saiba o que significa a palavra ‘chikitsa‘, para compreender porque o nome de cada um dos oitos ramos é seguido dessa palavra.
Chikitsa significa terapia, tratamento ou até mesmo diagnóstico. É qualquer tipo de tratamento ou terapia destinada a corrigir um desequilíbrio ou controlar uma doença específica.
Então, cada um dos oitos ramos possui após seu nome a palavra chikitsa.
#1 Kaya chikitsa
A palavra ‘kaya‘ denota o corpo ou o metabolismo no corpo. Kaya chikitsa abrange o tratamentos doenças que se originam de distúrbios da atividade digestiva, conhecidas nos dias atuais como medicina interna ou medicina geral. É um importante ramo da medicina ayurvédica que lida com prognóstico, diagnóstico e tratamento. É a disciplina principal do Ayurveda.
#2 Bala chikitsa
Bala chikitsa é o tratamento das doenças das crianças (pediatria) e obstétricas (obstetrícia). Nos tempos antigos, o Ayurveda havia colocado esses dois ramos da ciência médica em uma única disciplina, porque ambos se preocupavam com as crianças.#3
#3 Graha chikitsa
Graha Chikitsa significa tratamento de doenças que surgem a partir da possessão por espíritos prejudiciais, microrganismos patogênicos etc. e lida principalmente com a prevenção, diagnóstico e o tratamento das doenças mentais. Nesse ramo aprendemos sobre as características sobre a saúde mental e a mente. Os métodos usados estão relacionados à correção de emoções, crenças mentais, erradicando ilusões e proporcionando calma à mente. Nos dias atuais, esse ramo está relacionado à psiquiatria, mas também a psicologia e a psicoterapia.
#4 Urdhvanga chikitsa
Urdhvanga chikitsa é o tratamento das doenças da cabeça, incluindo as doenças dos olhos, ouvidos, nariz, garganta e dentes. Portanto, pertence à otorrinolaringologia, oftalmologia e odontologia, conforme a ciência médica moderna.
#5 Satya chikitsa
Satya chikitsa, também conhecido como sastra chikitsa, é o tratamento de ferimentos e doenças que necessitam de procedimentos cirúrgicos. Está relacionado com a cirurgia moderna.
#6 Damstra chikitsa
Damstra chikitsa é o ramo da farmacologia ayurvédica que lida com os efeitos, a natureza e o tratamento de venenos. Na ciência moderna, ela está relacionada a toxicologia e epidemiologia.
#7 Jara chikitsa
Jara chikitsa, também conhecido como rasayana, é o ramo das ciências ayurvédicas que lida com as doenças causadas pelo envelhecimento. Na ciência moderna, ela está relacionada a gerontologia e geriatria. Esse ramo trata do rejuvenescimento do corpo, prevenção de doenças e caminhos para uma vida longa e saudável.
#8 Vrushya chikitsa
Vrishya chikitsa, ou vṛṣa chikitsa, lida com o tratamento das doenças como impotência, esterilidade etc. Esse ramo representa a ciência dos afrodisíacos promovendo a força sexual. É associado ao cuidado da fertilidade.
Conclusão
O sistema de divisão da Ayurveda é bastante similar ao que temos na nossa medicina moderna. É interessante saber isso para notar que as seis primeiras especialidades tratam de doenças. As duas últimas – jara e vrushya – previnem as doenças.
Segundo Vagbhata, 85% das doenças podem ser curadas sem o auxílio da medicina, onde apenas 15% das doenças requerem que você realmente precise de um tratamento médico mais complexo. Então, entender esses oito ramos do Ayurveda é começar a pensar em prevenir as doenças através de uma boa alimentação, de uma boa noite de sono, de praticar atividades físicas regulares e de aquietar a mente com o silêncio.
Dessa forma, você provavelmente não irá precisar de tratamentos médicos complexos no futuro.
Fonte: Ashtanga Hridayam