Skip to main content

Prakriti: qual sua constituição corporal original segundo os doshas?


O que é prakriti?

Os doshas estão presentes antes mesmo do momento da concepção, desde o início da vida, seja no espermatozóide (sukra) ou no óvulo (artava). Tanto o espermatozoide quanto o óvulo contém os tridoshas.

No momento da concepção, os doshas podem permanecer iguais ou passar por alterações em suas proporções onde dois deles podem se tornar predominantes ou apenas um deles pode se tornar predominante.

Dessa configuração dos doshas, surge um indivíduo com características únicas, que é conhecida como prakriti (constituição humana natural).


3 qualidades de prakriti

A prakriti (constituições corporais) pode ser dividida em três tipos:

HINAPobre, fraca. Originada por vata.
MADHYAMediana, moderada. Originada por pitta.
UTTAMAMelhor, forte. Originada por kapha.

Como vimos, há uma combinação dos doshas quando nascemos. Quando essa combinação é originada por partes iguais de todos os doshas do corpo ela é chamada de samadhatu e é considerada a ideal. Quando essa combinação é originada por partes iguais de dois doshas, ela é chamada de nindya e é tida como “condenadas”.


7 tipos de prakriti

A prakriti (constituições corporais) pode ser dividida em sete tipos:

HINATrês dos sete tipos de prakriti são hina e predomina qualquer dosha separadamente e são chamados de ekadoshaja. Eles se subdividem em três:

– se o dosha predominante for vata, ele é hina.
– se for pitta é madhya.
– se for kapha é uttama.

Desses três, o último é o melhor.
MADHYATrês dos sete tipos de prakriti são madhya e se originam da combinação de dois dos doshas e são chamados de dvandvaja ou samsargaja.
UTTAMAUm dos sete tipos de prakriti são uttama e se origina da combinação de todos os três doshas em proporções iguais, sendo chamados de sammsra ou sannipata.

Um exemplo interessante do capítulo 1 do Ashtanga Hrdayam – Sutrastana explica a prakriti da seguinte forma: um animal venenoso, apesar de nascer do veneno, eles não morrem dele, eles continuam sobrevivendo. Da mesma forma é a prakriti, apesar de originado dos doshas, que são como um veneno, continuam a se manifestar no indivíduo enquanto ele viver.


Conclusão

A prakriti (tipo de corpo) é específico para cada ser humano. O tipo de corpo é decidido durante a concepção, com base nas qualidades do esperma e do óvulo.

Vata prakriti é o tipo de corpo vata e é considerado de baixa qualidade. Pitta prakriti é o tipo de corpo pitta e é considerado de qualidade moderada. O tipo de corpo kapha é considerado de boa qualidade.

O tipo de corpo tridosha é influenciado igualmente por vata, pitta e kapha e é considerado o de melhor qualidade.

Os tipos duplos são vata-pitta, pitta-kapha e vata-kapha. Esse último é considerado como não sendo bom.

As propriedades dos doshas são fundamentais para conseguirmos compreender os doshas no nosso corpo.


Referências

AH SU C01:9.2-10

Concept of deha prakriti vis-àvis human constitution in Ayurveda (nih.gov)

A conceptual study of deha prakriti and its role in prevention of non-communicable diseases (iamj.in)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!